quarta-feira, dezembro 8, 2021
Use Coworking
InícioArtigos3 em cada 5 novos desempregados no mundo são brasileiros

3 em cada 5 novos desempregados no mundo são brasileiros

Três em cada cinco novos desempregados do mundo em 2016 e 2017 serão do Brasil. São dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT), órgão vinculado à ONU, de um relatório de Janeiro de 2016 sobre empregabilidade.
Neste relatório acreditava-se que 700 mil brasileiros se somariam ao contingente de desempregados até o ano que vem, de um total que pode chegar a 3,4 milhões de pessoas ao redor do planeta até 2017.
O problema é que a OIT acreditava que o desemprego do Brasil seria de 7,7% em 2016 e 7,6% em 2017.
Triplicamos a meta, e em dados divulgados hoje, o desemprego chegou à 10,9%, ou seja, mais de 11 milhões de brasileiros.
Os dados divulgados hoje (29/04/2016) pelo IBGE revelam que a população desocupada chegou a 11,1 milhões de pessoas, aumentando 22,2% (2 milhões de pessoas), em relação ao número de desempregados do período  anterior (outubro a dezembro de 2015).
A pesquisa do OIT considerava que teríamos mais 700 mil desempregados, mas já chegamos a 2 milhões de novos desempregados.
Isso sem considerar que na população economicamente ativa (PEA), temos uma grande parte de desocupados que não integram a estatísticas de desemprego do IBGE, como foi muito bem explicado neste artigo de Renata Barreto.
Há uma parcela de estudantes, que não trabalha mas estuda e temos o que chamamos de “nem-nem”, pessoas que nem trabalham, e nem estudam e também não estão procurando emprego. Esses, segundo o IBGE, são os desalentados e não influenciam no índice de desemprego.
O DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos -, que tem diferenças de metodologia de cálculo para o do IBGE por exemplo, mediu que o desemprego chegou a 14,7% no mês de Março de 2016.
O buraco pode ser muito mais fundo do que vemos.
João Victor
Advogado, anarcocapitalista e editor do ILMT. Não necessariamente nesta ordem.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
SimSite Agência Digital

Most Popular

Recent Comments

TOMAZ DE AQUINO NETO SEGUNDO on A UFMT faliu, é hora de privatizar
Geane Auxiliadora Vicente de Oliveira on Quem tem compromisso com a sociedade Cuiabana?
Heitor Santana on O Cuiabano que inventou a Uber
Mariana Rodrigues on Pelo direito de ser estúpido
Leila Gonçalves on Pelo direito de ser estúpido