quarta-feira, dezembro 8, 2021
Use Coworking
InícioNotíciasCriptomoedas são utilizadas para fazer caridade em favor de venezuelanos vítimas do...

Criptomoedas são utilizadas para fazer caridade em favor de venezuelanos vítimas do socialismo

A economia da Venezuela vem se deteriorando há meses, senão anos, com sua moeda inflacionando de forma insustentável. Isso levou muitos cidadãos a buscar outros caminhos além do Bolívar Venezuelano para efetuar transações, com criptomoedas, como o Nano, tornando-se rapidamente uma moeda alternativa.

Doação de 600 dólares em Nano feita por usuários geram resultados extraordinários

No último domingo (01/07), um usuário venezuelano da rede social Reddit, com o codinome “Windows7733”, publicou uma postagem descrevendo uma doação de criptomoeda, embora pequena, recebida por ele.

O usuário do Reddit escreveu:

Eu recebi 0,5 Nano de alguém que me ajudou na minha situação atual, morando na Venezuela. 0,5 nano é quase um salário mensal no meu país. É mais do que eu fiz no mês passado. Eu fiz uma pesquisa rápida sobre esta criptomoeda e ela se encaixa muito bem em todo o meu país, eu vou ler mais sobre isso e espero contar sobre nano para amigos que vão querer usá-lo.

Para quem não sabe, o Nano é uma criptomoeda que oferece transações instantâneas e com taxa zero, tornando-se um candidato ideal para uma moeda alternativa. No início, a postagem foi recebida com um leve ceticismo. Mas como ela rapidamente viralizou, o usuário postou um passaporte venezuelano para trazer clareza à situação.

Solicitaram então que o “Windows7733” postasse seu endereço de carteira Nano após receber suporte e admiração esmagadora dos usuários do grupo de “nanocurrency” do Reddit. Depois de postada, a carteira Nano do usuário acumulou mais de 230 Nano de mais de 50 usuários, com as doações avaliadas em mais de 600 dólares até o momento da publicação deste texto.

Embora 600 dólares não pareçam dinheiro que pode mudar a vida de alguns cidadãos dos EUA ou do Brasil, na Venezuela, 600 dólares vai além do que você pode imaginar. O usuário tratou disso ao atualizar a postagem original, aparentemente chocado com o nível de suporte recebido.

Ele escreveu:

Muito obrigado pela ajuda, pessoal. Eu nunca esperava que acontecesse assim. Realmente mexe com meu coração a generosidade de vocês. Não só eu vou comprar comida para mim e meus parentes, mas também vou ajudar os outros com esse dinheiro, especialmente alguns vizinhos que precisam de antibióticos que não podem pagar.

Depois da postagem, o usuário ficou em silêncio por alguns dias, deixando as pessoas se perguntando para onde o Windows7733 foi. No entanto, quatro dias após o primeiro post, o usuário venezuelano emitiu um post de acompanhamento, esclarecendo para onde ele tinha ido.

O usuário publicou: “antes de mais nada, peço desculpas por não ter aparecido ultimamente. Andei ocupado trabalhando e preparando tudo para começar a enviar comida para vizinhos e outras comunidades, como eu disse antes.”

O Windows7733 seguiu explicando como ele gastou o Nano, dizendo que comprou 102 quilos de alimentos usando 29 Nano (77 dólares) para “passar adiante”, oferecendo comida e apoio financeiro a parentes, amigos e vizinhos.

Ele então passou a reiterar seus agradecimentos eternos à comunidade que mudou sua vida para melhor, como ele escreveu:

Muito obrigado. Eu não posso expressar em palavras como estou me sentindo hoje. É incrível o que esta comunidade do Reddit está fazendo por minha família, meus vizinhos e todas essas pessoas necessitadas. NANO pode mudar suas vidas e eu vou ajudá-los a conhecer e a usar o NANO. Isso já está melhorando e mudando suas vidas para melhor!

Seriam as criptomoedas um paliativo para a economia venezuelana sufocada pelo socialismo?

A adoção da criptomoeda na Venezuela disparou em meio a uma economia em crise, com o Business Insider relatando que a inflação anual atingiu 40.000%. Este nível absurdo de inflação praticamente destruiu o Bolívar, tornando-o não muito mais que pilhas de papel sem valor.

Alguns economistas começaram a comparar essa crise monetária com a do Zimbábue, que viu uma mudança semelhante na utilização das moedas locais para ativos como o dólar americano, o euro e o ouro.

Em fevereiro, quando Mike Novogratz abordou a hiperinflação na Venezuela, dizendo:

A ideia de se confiar em uma autoridade centralizada está sendo refutada. E não são apenas os Estados Unidos, olhe para lugares como a Venezuela, onde a moeda se tornou “papel higiênico”.

Muita gente começou a sofrer com a economia em declínio, com um relatório universitário descobrindo que mais de 90% de todos os civis viviam na pobreza. Os cidadãos do país sul-americano, como o Windows7733, começaram a recorrer às criptomoedas como um modo alternativo de se efetuar transações, desprezando-se o estatal e desvalorizado Bolívar.

Muitos proponentes das criptomoedas acreditam que elas começarão a substituir as moedas fiduciárias, com a situação econômica da Venezuela mostrando o quão indispensáveis as criptos ​​podem se tornar.

SourceNewsBTC
Edegar Belz
Analista de Sistemas com MBA em Finanças pela UNIC/FGV e presidente do Instituto Liberal de Mato Grosso.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Use Coworking

Most Popular

Recent Comments

TOMAZ DE AQUINO NETO SEGUNDO on A UFMT faliu, é hora de privatizar
Geane Auxiliadora Vicente de Oliveira on Quem tem compromisso com a sociedade Cuiabana?
Heitor Santana on O Cuiabano que inventou a Uber
Mariana Rodrigues on Pelo direito de ser estúpido
Leila Gonçalves on Pelo direito de ser estúpido