segunda-feira, outubro 25, 2021
Use Coworking
InícioArtigosNossa liberdade está em perigo e precisamos acordar para esse fato

Nossa liberdade está em perigo e precisamos acordar para esse fato

Às vezes eu penso que falo muito sobre economia. Para a maioria das pessoas é um assunto que não desperta interesse. Mas é a forma mais simples de entendermos o que vem acontecendo.

Com a desculpa de nos proteger, os governos criam regras e mais regras que dificultam e, por vezes, impedem as trocas voluntárias. Não importa mais o que eu combino com você. O governo tem algo a dizer sobre isso e a vontade dele tem sido mais importante. As nossas vontades, as quais elegeram esses representantes por meio do voto, tem pouco peso.

Essa suposta intenção de nos proteger foi tão bem promovida que muitas vezes nem percebemos que estamos perdendo nossa capacidade de escolher. Nossa liberdade está em perigo e precisamos acordar para esse fato.

Os políticos atuais dizem que a liberdade de expressão é essencial à democracia, mas condenam opiniões divergentes e julgam as intenções daqueles que discordam. Defendem o seu direito de votar, mas transformam esse direito em obrigação e, depois de eleitos, criam legislações que proíbem as mais diversas coisas, sob a alegação de que não conseguimos cuidar de nós mesmos, apesar de aparentemente considerarem que somos capazes o suficiente para votar.

Tudo se resume a isto: estamos no caminho da servidão, perdendo uma fração da nossa liberdade a cada nova lei. Nossos políticos, ao invés de limitarem o poder do governo, decidiram por limitar o nosso.

Então, quando me posiciono contra a regulação do Uber, não estou a favor da empresa em si, mas da sua e da minha liberdade de escolha. Quando defendo o livre mercado, não estou tomando partido entre empresários e consumidores, mas reconhecendo que deixar as pessoas livres para empreender e contratar com quem desejarem traz os melhores resultados.

Sem liberdade individual e econômica não iremos a lugar algum. Continuaremos eternamente o país do futuro. Seremos uma sociedade passiva e sem esperança.

É chegada a hora de nos levantarmos em defesa da liberdade.

Paulo Henrique Grando
Graduado em Administração pela UFMT e pós-graduando em Escola Austríaca de Economia pelo Instituto Mises Brasil.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Use Coworking

Most Popular

Recent Comments

TOMAZ DE AQUINO NETO SEGUNDO on A UFMT faliu, é hora de privatizar
Geane Auxiliadora Vicente de Oliveira on Quem tem compromisso com a sociedade Cuiabana?
Heitor Santana on O Cuiabano que inventou a Uber
Mariana Rodrigues on Pelo direito de ser estúpido
Leila Gonçalves on Pelo direito de ser estúpido