Táxis e Ubers: UNI-VOS!

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Entrou em discussão na Câmara Municipal de Cuiabá uma lei que cria barreiras para a atividade dos motoristas particulares por meio de aplicativos como a Uber e o 99pop.

Além das barreiras financeiras, como a cobrança anual de um licenciamento que não serve para nada além de saciar a sanha arrecadatória do prefeito e uma taxa de R$ 0,05 por km rodado, vereadores contrários ao projeto dizem que existem ainda ideias curiosas em analise como exigir a instalação de câmeras de monitoramento com áudio no interior de cada veículo.

(Clique aqui para baixar o projeto na íntegra)

O projeto pode ter um impacto negativo muito grande na qualidade dos serviços oferecidos como aumento do tempo de espera, elevação dos preços e até mesmo a queda de qualidade já que, com menos motoristas podendo iniciar os trabalhos, as empresas vão ter que levar menos em consideração o feedback dos passageiros passando a ser mais permissiva com motoristas com avaliações ruins.

Isso, contudo, não é o principal foco que eu quero dar nesse texto agora. Ainda vou tratar desse projeto em vídeo e mesmo texto em outras oportunidades.

O que eu gostaria de abordar é principalmente as motivações para essas leis absurdas de regulamentaçãoElas não são uma demanda dos motoristas, nem da população das cidades, nem dos usuários – o sistema é bom pra todo mundo. A motivação é o interesse de alguém pelos taxistas.

Se a regulamentação proposta para Uber é ruim, a dos táxis é muito pior. O sistema de táxi é feito para favorecer uma verdadeira máfia.

Enquanto políticos “bem intencionados” reclamam de taxas de 25% cobradas pelos aplicativos, os donos de licença cobram diárias na casa das centenas de reais de motoristas de táxis com aluguel de licença. É cobrado do motorista e do taxista licenciado também taxas para parar em pontos que chegam às dezenas ou centenas de milhares de reais a depender do ponto, sem contar todos os impostos, taxas, licenciamentos, vistorias e etc. E qual é o resultado prático disso? Um serviço ruim e caro.

Quando chega a Uber com seu modelo eficiente, barato, confortável, e que atende ao motorista, o taxista se sente desprestigiado e protesta. E os que comandam as máfias protestam mais ainda, ao sentir que vão perder suas boquinhas, e pressionam os políticos a tomar uma atitude que vai contra os interesses do cidadão, do cliente e de quem quer se locomover.

E aí que eu venho com o meu chamado – não aos que sugam o sistema, que cobram diárias abusivas, que vivem de cobrar por permanência em ponto ou outras imoralidades do tipo – mas um chamado aos motoristas, os que precisam pagar as diárias, os que alugam licença, os que são extorquidos nos pontos: VEJAM ESSA MUDANÇA COMO UMA OPORTUNIDADE!

Uma oportunidade, não de migrar para o novo sistema, mas de pressionar por mudanças no sistema de táxis que hoje é insustentável!

Parem de se esforçar para piorar os serviços dos aplicativos, e busquem ajuda deles para que seja mais fácil para todos, incluindo e principalmente, para os taxistas!

Precisamos de sistemas de transporte mais livres, mais dinâmicos, mais atualizados com as necessidades de época. Vocês são muito importantes nesse desenvolvimento, e vocês podem ser muito beneficiados com isso!

Motoristas de táxi, de Uber, de 99pop, uni-vos pela melhora do transporte para todos!

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